Como ser disciplinada


Ontem estávamos no maior papo lá no Divas e a Dani Páscoa comentou que "é minha fã porque Disciplina é meu nome". Eu fiquei aqui, rindo sozinha e surpresa ao mesmo tempo, afinal a quatro ou cinco meses seria impossível alguém dizer isso de mim. Parei, pensei, fiz uma retrospectiva mental e vi que a Dani tem razão: eu ME TORNEI uma pessoa disciplinada. Até pouco tempo atrás eu fazia as coisas como e quando dava, deixava tudo pra última hora, e não falo só de RA, falo no geral mesmo, mas foi justamente o desejo de emagrecer que me fez mudar esse comportamento; a gente sabe o quanto disciplina é imprescindível pra quem quer conquistar um corpo mais saudável e qualidade de vida. Não é fácil, não é rápido nem indolor, afinal você agiu daquela forma durante sua vida inteira e não vai simplesmente mudar e ser feliz do dia pra noite, mas disciplina é um exercício, algo que pode e precisa ser praticado diariamente. Uma criança não aprende a andar em apenas um dia, não é mesmo? Coincidentemente (ou não) recebi hoje por e-mail um texto da Amanda Carvalho, psicóloga colaboradora do Patricinha Esperta, em que ela fala sobre esse tema e cita algumas coisas que podemos fazer para ter mais disciplina. O texto não é direcionado a nenhum assunto específico, mas achei perfeitamente aplicável à nossa RA, por isso resolvi colocá-lo aqui. Acompanhem:


"Quando queremos muito alguma coisa, nós costumamos traçar metas e batalhar mas às vezes isso não funciona. Isso acontece por que é preciso uma coisinha chamada DISCIPLINA que não faz parte do repertório de habilidades de muitas pessoas porém, ser disciplinado é uma característica que pode muito bem ser aprendida. Para isso é preciso muita paciência, pois ninguém muda de um dia para o outro, e adquirir disciplina fica muito mais fácil quando você conta com alguém. Ou seja, o primeiro passo é se comprometer com alguém. Um exemplo é você contar para seus amigos, pais ou namorado sobre o que você pretende fazer e peça que eles te fiscalizem. Fazer apostas é também uma forma divertida de se manter na linha.

segundo passo é definir suas prioridades e não abrir exceções, pois se cedermos a todo momento, as exceções viram regras e nunca iremos atingir nossas metas. Ou seja, é preciso manter  a coerência entre o que você se propôs e o que você realmente está fazendo.
O terceiro passo  é comparar os resultados. Uma boa dica é ter um caderninho para anotar todas as metas, planejar todos os passos e ações a serem realizadas e ir riscando tudo o que você já realizou. Assim você estará sempre exercitando a ideia de se manter seguindo o plano, dando a brecha necessária para que a disciplina vire um hábito e controlando o que você faz.

quarto passo  é se presentear quando atingir uma meta. O presente pode ser um dia em um spa, um jantar com o maridão ou uma roupa nova. O importante é que você se recompense pois o reforço positivo vai te motivar e te manter animada para seguir cumprindo as metas estabelecidas. E se você meter o pé na jaca, retome todo o processo, só não desista e tome cuidado para que as jacas não virem rotina.
Se tornar uma pessoa disciplinada e se desfazer de velhos hábitos e adquirir novos não é um processo fácil; na verdade, é algo que acontece gradativamente e leva mais ou menos 2 meses para que um novo hábito se instale. Por isso, seja persistente e comprometida com aquilo que você deseja, pois só você tem o poder de encontrar a felicidade."


6 comentários:

Dani Páscoa disse...

Adorei!!!Acredita que falei de vc tbm no meu post huhauhuaua

Conquistando Sonhos disse...

Esse é o perfil certo hauhauh

mikaella disse...

adorei o post,amo a disciplina,sempre uso esta frase....
quem tem disciplina ,tem resultados! rs
bjoss e continue assim!

Polly disse...

Parabéns Lu, eu não sou disciplinada com nada e sofro com isso. Mas vou começar exercitar para colher resultados como você!
Bjo

VIVIANE disse...

Oi Lu,

Amei a última frase, disse tudo!!

E vc está de parabéns pq tem conquistado aquilo que vc quer...e isso é bom e com certeza é um exemplo pra nós!!

beijos e ótimo fim de semana

Vanessa Pimenta disse...

Lu...eu adoro essas coisas de metas e presentes huaahuah!Pareço criança abrindo o pacote e o melhor,vendo que eu conseguir chegar na meta!Parece besteira...mas funciona!
Vivo fazendo "pactos" com as amigas huahauah e também dá certo viu!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...